Fundo.png

Curso Noções Básicas de
Círculos de Construção de Paz
para Comunidades Escolares

 Edição

 
Ativo 6.png
Logos.png
 

O Programa ESCOLA RESTAURATIVA POA

 

O Programa está baseado no estudo e formação prática para aplicação Manual Círculos em Movimento - Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, de autoria das professoras americanas – internacionalmente reconhecidas por seu trabalho nesse campo - Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson - já traduzido e aplicado em diversos países. Além de sólido repertório teórico, o Manual propicia 112 práticas previamente roteirizadas para situações do cotidiano da Escola.

 

Formação Introdutória.

O Programa inicia com o Curso Noções Básicas de Círculos de Construção de Paz para Comunidades Escolares, 100% on line, para 1.200 vagas, com 20 horas/aula (4 semanas). Esse curso de sensibilização, ilustrativo do potencial dos Círculos de Paz nas Escolas, é um convite aberto para as Comunidades Escolares e Redes de Apoio conhecerem a proposta e acessarem o material didático de apoio.

Formação Continuada.

Em continuidade, serão oferecidas vagas para Formação de Facilitadores de Círculos em dois estágios: Formação Básica para círculos de menor complexidade (200 vagas) e Formação Avançada para círculos conflitivos e de maior complexidade (100 vagas). SSerão turmas de até 25 participantes (24 horas/aula presenciais ao longo de 3 dias) em formações vivenciais para colocar em prática a metodologia dos círculos. Passo após passo, que for adiante poderá participar ainda de um Curso de aprofundamento (50 vagas, 100% online, 60 horas/aula em 12 semanas). Ao final, 10 participantes do percurso completo poderão participar da Formação de Instrutores, para multiplicar futuras formações para novos facilitadores de círculos menos complexos.

Mais informações sobre o Programa adiante, após as informações do Curso Introdutório.

NOÇÕES BÁSICAS

4 UNIDADES  |  8 AULAS  | 20 HORAS

13 de junho a 07 de julho 2022 - Segundas e Quintas - 16h às 17h

Contato e Dúvidas

    (51) 3289-1846                   celia.santos@portoalegre.rs.gov.br

 

Noções básicas sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.

Vagas: 1200   |   Pré-requisito: Nenhum

Horas semanais de atividades: 2 horas telepresenciais e 3 horas complementares.

 

UNIDADE 1

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso.

Aula 1 - 13/06

Aula 2 - 16/06

UNIDADE 2

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico  que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz.

Aula 3 - 20/06

Aula 4 - 23/06

UNIDADE 3

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder, e os conceitos de justiça, pertencimento e alegria.

Aula 5 - 27/06

Aula 6 - 30/06

UNIDADE 4

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo.

Aula 7 - 04/07

Aula 8 - 07/07

Os Círculos de Paz

Os Círculos de Paz são uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, pode ser aplicada em diferentes ambientes e contextos, e inclusive em situações não conflitivas. Tendo por base o diálogo e por foco os  relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a  aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.

A Justiça Restaurativa

Fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, a Justiça Restaurativa é uma nova abordagem sobre crimes e conflitos, que tem lugar através de encontros conduzidos por  facilitadores que aplicam metodologias estruturadas de diálogo, dentre as quais os Círculos de Construção de Paz.

Materiais de Apoio

Um verdadeiro mutirão de apoios foi reunido aqui para proporcionar acesso a esse material. Resultado de uma parceria da Escola da AJURIS com a ong Terre des hommes em cooperação com a UNESCO / Programa Criança Esperança – originalmente apoiada também pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – a íntegra do Manual Círculos em Movimento encontra-se disponível para down load gratuitamente na plataforma www.circulosemmovimento.org.br. Na plataforma estão acessíveis também vídeos de apresentação do Manual e videoaulas complementares das professoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson, produzidos com apoio do SESI e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Por que participar:

A introdução da filosofia e das práticas restaurativas na rotina escolar pode ajudar a:

  • Construir Comunidades Escolares Restaurativas - comunidades restaurativas são mais harmônicas, organizadas e cuidadoras, beneficiando a convivência, o rendimento escolar e o desenvolvimento dos seus integrantes.

  • Ser e Conviver - os círculos estimulam o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e aprimoram a função escolar em promover as dimensões pedagógicas do “aprender a ser” e do “aprender a conviver”.

  • Educar em Valores - pedagogicamente, os círculos de paz constituem uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem vivencial valores que contribuem para prevenir e superar problemas, conflitos e violências.

  • Segurança e Proteção- os processos circulares promovem o senso de respeito e de pertencimento comunitário, ativando forças de autoproteção não-violenta em benefício da segurança do ambiente

Inscreva-se aqui para o Curso Noções Básicas de Construção de Paz para Comunidades Escolares