Teve início, nesta quarta-feira (3/7), a articulação de uma nova Frente de Trabalho do Restaurar RS, para atender a comunidade escolar do município de Santa Tereza, no RS.
Proposta pela promotora de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul, Simone Martini, a reunião teve a presença das professoras Virgína e Dinalva Soligo, pela Secretaria de Educação do município.
A localidade tem cerca de 1,5 mil habitantes e conta com três escolas (duas municipais e uma estadual). O objetivo é promover os Círculos de Construção de Paz presenciais com todos os cerca de 40 docentes locais, trabalho que deverá ser estendido progressiva aos alunos, familiares e comunidades.
Trabalho no município
Conforme a promotora Simone Martini, a região foi bastante afetada pela enchente registrada em maio, e já havia sofrido anteriormente com chuvas em setembro e novembro. Os eventos climáticos deixaram a "população traumatizada", afirma ela, e também afeta os profissionais locais da Educação.
"São muitos relatos tocantes, especialmente ao falar dos desmoronamentos e da mudança de paisagem na serra gaúcha. Certamente, Santa Tereza foi o município mais atingido. Não há como ficar alheio ao sofrimento psíquico da população local e por isso fui atrás de ajuda. Essa proposta (dos Círculos de Construção de Paz) é muito pertinente à população de Santa Tereza. Para além das comunidades escolares, será muito significativo, porque precisamos dar esperança às nossas crianças e jovens, mostrar que há um futuro que os aguarda."
A promotora afirma ainda que, no decorrer do tempo, o acolhimento também deve ser feito com o restante da população, "especialmente os idosos e as comunidades do interior".
Acompanha o trabalho do Mutirão Restaurar RS. Nos siga nas redes sociais: instagram.com/ajurisjr/ e instagram.com/circulosemmovimento/
コメント