Conteúdo.png

CONTEÚDOS

- GESTÃO PARTICIPATIVA E COLABORATIVA -

Conceituando Gestão Participativa e Colaborativa

Nos sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz, encontramos duas reflexões que referem sobre a importância do trabalho com as comunidades. Um deles indica que “em nossos relacionamentos humanos, nós estamos, dessa mesma maneira, profundamente interconectados.” Já em outro, “que nas sociedades humanas todos os talentos são indispensáveis para o bem-estar do todo.”

Diante disto, os Círculos abrem a possibilidade para que tanto a escola como a comunidade possam fortalecer esse ciclo de aprendizagem e de crescimento. Uma comunidade restaurativa necessita do envolvimento de todos. Traz um importante recurso de conexão para as equipes de trabalho. Construir uma comunidade escolar mais forte requer priorizar espaço e tempo para que todos os adultos que trabalham no ambiente escolar possam desenvolver suas competências sociais e emocionais e criar uma cultura escolar positiva.

01 - APRESENTAÇÃO - GESTÃO PARTICIPATIVA E COLABORATIVA
Para um Escola Restaurativa

02 - VÍDEO - The 7 Habits Video Preview: Stone

Debate sobre o filme (procure debater na sua escola)
- Por que esse filme foi escolhido para estar nesse tema?
- Reflita qual foi o diferencial de Stone no trabalho com a sua comunidade.

03 - VÍDEO - Fábula: A rebelião contra o estômago

04 - APRESENTAÇÃO - Vamos ver o que diz sobre isso nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pensar na nossa Rede de Apoio à Escola.

05 - LEITURA - A gestão escolar democrática ainda é um desafio para os educadores?

 

06 - VÍDEO - Experiências Inovadoras na Educação | José Pacheco - TEDxUnisinos

07 - VÍDEO - Aprender em Comunidade | Prof. José Pacheco - TEDxFortaleza

08 - VÍDEO - Gestão Escolar | Mobilização da comunidade -  Revista Nova Escola

09 - VÍDEO - LDB - Gestão Democrática e Autonomia Pedagógica -  UNIVESP

10 - APRESENTAÇÃO - Vamos ver o que diz sobre isso nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pensar na nossa Rede de Apoio à Escola.