top of page
Formações.png

FORMAÇÕES

- NOÇÕES BÁSICAS -

 

- FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA -

NOÇÕES BÁSICAS

sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.

UNIDADES 1 - Apresentação do Manual

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como  Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso. Questões conceituais e algumas reflexões a respeito do potencial dos círculos serão apresentadas, juntamente com a exposição de 6 conjuntos de teorias, consideradas como os fundamentos teóricos para a compreensão do poder da prática:

1. Enfoque Holístico para com crianças e adolescentes;

2. À importância dos relacionamentos no desenvolvimento humano e na aprendizagem cognitiva e social;

3. O enfoque holístico para com as escolas;

4. A Disciplina Positiva;

5. A necessidade do ambiente de aprendizagem ter sensibilidade para o trauma e;

6. À prática da atenção plena/mindfulness.

 

Materiais

Videoaula 1

Esta videoaula apresenta o nosso material didático, que servirá como um Guia de Recursos para auxiliar a prática dos círculos para a comunidade escolar, introduzindo questões conceituais e reflexões a respeito da importância de levar os círculos para as escolas.

Videoaula 2

Agora iremos assistir a videoaula que aborda os três conjuntos de teorias relevantes para a compreensão do poder dos círculos nas escolas. As teorias são: o Enfoque Holístico para com crianças e adolescentes, à importância dos relacionamentos no desenvolvimento humano e na aprendizagem cognitiva e social, e o enfoque holístico para com as escolas.

Videoaula 3

Através desta videoaula abordaremos mais três conjuntos de teorias relevantes para a compreensão do poder dos círculos nas escolas e sua importância para promover a cultura de pertencimento. Refletiremos sobre a Disciplina Positiva, a necessidade do ambiente de aprendizagem ter sensibilidade para o trauma, e à prática da atenção plena/mindfulness.

UNIDADES 2 - Pressupostos Básicos

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico  que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos CCP:

1) O verdadeiro eu de cada um é bom, sábio e poderoso;

2) O mundo está profundamente interconectado;

3) Todos os seres humanos têm o desejo profundo de estarem em um bom relacionamento;

4) Todos os seres humanos têm talentos e que cada um é necessário pelo que traz;

5) Tudo o que precisamos para fazer mudanças positivas já está aqui;

6) Seres humanos são holísticos;

7) Nós precisamos de práticas para criar hábitos e viver a partir do nosso “Eu Verdadeiro”.

Materiais

Videoaula 4

Agora iremos compartilhar com vocês um vídeo que trata  dos 7 pressupostos básicos (primeira parte), neste mídia iremos tratar do conceito de pressuposto básico e apresentar os 4 primeiros:  o verdadeiro eu de cada um é bom, sábio e poderoso; o mundo está profundamente interconectado; todos os seres humanos têm o desejo profundo de estarem em um bom relacionamento; todos os seres humanos têm talentos e que cada um é necessário pelo que traz

Videoaula 5

Apresentação dos 7 pressupostos básicos - parte 2. Descrição: Esta videoaula apresenta os outros três dos sete pressupostos básicos que inspiram esse curso e que consideramos verdadeiros, são eles: tudo o que precisamos para fazer mudanças positivas já está aqui, os seres humanos são holísticos, nós precisamos de práticas para criar hábitos e viver a partir do nosso “eu” verdadeiro. 

UNIDADES 3 - Poder e o Desafio dos Círculos

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder. Também são abordados os  conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela. e como estes conceitos são vivenciados nos círculos, através dos valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.

Materiais

Videoaula 6

Esta videoaula apresenta uma reflexão de como promover relacionamentos saudáveis nas escolas abordando o conceito do significado e das influências das relações de poder. Entende-se que é fundamental que os seres humanos sintam que seu próprio poder pessoal seja respeitado por quem detém autoridade, pois a autoridade deve estar enraizada no respeito mútuo.

Videoaula 7

Dando continuidade ao tema dos relacionamentos saudáveis nas escolas, essa videoaula apresenta reflexões sobre os conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela, e como estes conceitos são trabalhados nos círculos.

Videoaula 8

A temática do poder e desafio da realização dos círculos nas escolas é trabalhada e apresentam-se os valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.

Videoaula 9

Ainda refletindo sobre o poder e o desafio dos círculos nas escolas, apresenta-se o círculo como uma maneira de estarmos juntos e pensarmos de formas diferentes relacionadas aos conceitos de igualdade; a necessidade de falarmos com o coração e de lidarmos com as nossas emoções; e a construção de bons relacionamentos como prioridade.

UNIDADES 4 - Estrutura dos Círculos e o Papel do Facilitador

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo. Os elementos estruturais e as etapas da metodologia serão apresentadas e abordadas na construção do processo circular, tais como : sentar em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento. Também serão feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.

Materiais

Videoaula 10

Apresenta-se o conceito, um pouco da origem e a estrutura do círculo de construção de paz. Os elementos estruturais tratados são: sentar em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento.

Videoaula 11

Esta videoaula dá continuidade à aula anterior apresentando os elementos metodológicos e as etapas que compõem o círculo. Aborda-se o conceito e a forma de funcionamento do objeto da palavra que distribui o controle do processo entre os participantes, seguindo da mesma forma com as demais etapas.

Videoaula 12

Apresenta-se como funcionam os círculos abordando o papel do facilitador, o enfoque na construção de relacionamentos e a importância do equilíbrio no processo circular. Também são feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.

PlayList NB
uni1
uni2
uni3
uni4
bottom of page