FORMAÇÕES
- NOÇÕES BÁSICAS -
- FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA -
NOÇÕES BÁSICAS
sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.
UNIDADES 1 - Apresentação do Manual
Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso. Questões conceituais e algumas reflexões a respeito do potencial dos círculos serão apresentadas, juntamente com a exposição de 6 conjuntos de teorias, consideradas como os fundamentos teóricos para a compreensão do poder da prática:
1. Enfoque Holístico para com crianças e adolescentes;
2. À importância dos relacionamentos no desenvolvimento humano e na aprendizagem cognitiva e social;
3. O enfoque holístico para com as escolas;
4. A Disciplina Positiva;
5. A necessidade do ambiente de aprendizagem ter sensibilidade para o trauma e;
6. À prática da atenção plena/mindfulness.
Materiais
Videoaula 1
Esta videoaula apresenta o nosso material didático, que servirá como um Guia de Recursos para auxiliar a prática dos círculos para a comunidade escolar, introduzindo questões conceituais e reflexões a respeito da importância de levar os círculos para as escolas.
Videoaula 2
Agora iremos assistir a videoaula que aborda os três conjuntos de teorias relevantes para a compreensão do poder dos círculos nas escolas. As teorias são: o Enfoque Holístico para com crianças e adolescentes, à importância dos relacionamentos no desenvolvimento humano e na aprendizagem cognitiva e social, e o enfoque holístico para com as escolas.
Videoaula 3
Através desta videoaula abordaremos mais três conjuntos de teorias relevantes para a compreensão do poder dos círculos nas escolas e sua importância para promover a cultura de pertencimento. Refletiremos sobre a Disciplina Positiva, a necessidade do ambiente de aprendizagem ter sensibilidade para o trauma, e à prática da atenção plena/mindfulness.
UNIDADES 2 - Pressupostos Básicos
A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos CCP:
1) O verdadeiro eu de cada um é bom, sábio e poderoso;
2) O mundo está profundamente interconectado;
3) Todos os seres humanos têm o desejo profundo de estarem em um bom relacionamento;
4) Todos os seres humanos têm talentos e que cada um é necessário pelo que traz;
5) Tudo o que precisamos para fazer mudanças positivas já está aqui;
6) Seres humanos são holísticos;
7) Nós precisamos de práticas para criar hábitos e viver a partir do nosso “Eu Verdadeiro”.
Materiais
Videoaula 4
Agora iremos compartilhar com vocês um vídeo que trata dos 7 pressupostos básicos (primeira parte), neste mídia iremos tratar do conceito de pressuposto básico e apresentar os 4 primeiros: o verdadeiro eu de cada um é bom, sábio e poderoso; o mundo está profundamente interconectado; todos os seres humanos têm o desejo profundo de estarem em um bom relacionamento; todos os seres humanos têm talentos e que cada um é necessário pelo que traz
Videoaula 5
Apresentação dos 7 pressupostos básicos - parte 2. Descrição: Esta videoaula apresenta os outros três dos sete pressupostos básicos que inspiram esse curso e que consideramos verdadeiros, são eles: tudo o que precisamos para fazer mudanças positivas já está aqui, os seres humanos são holísticos, nós precisamos de práticas para criar hábitos e viver a partir do nosso “eu” verdadeiro.
UNIDADES 3 - Poder e o Desafio dos Círculos
A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder. Também são abordados os conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela. e como estes conceitos são vivenciados nos círculos, através dos valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.
Materiais
Videoaula 6
Esta videoaula apresenta uma reflexão de como promover relacionamentos saudáveis nas escolas abordando o conceito do significado e das influências das relações de poder. Entende-se que é fundamental que os seres humanos sintam que seu próprio poder pessoal seja respeitado por quem detém autoridade, pois a autoridade deve estar enraizada no respeito mútuo.
Videoaula 7
Dando continuidade ao tema dos relacionamentos saudáveis nas escolas, essa videoaula apresenta reflexões sobre os conceitos de justiça, pertencimento e alegria como formas de construir relações saudáveis, tanto na escola, como fora dela, e como estes conceitos são trabalhados nos círculos.
Videoaula 8
A temática do poder e desafio da realização dos círculos nas escolas é trabalhada e apresentam-se os valores intrínsecos: respeito, igualdade, empatia, alfabetização emocional, solução de problemas, responsabilidade, autocontrole, autoconscientização, liderança compartilhada, uma maneira diferente de estar junto e a autoconscientização.
Videoaula 9
Ainda refletindo sobre o poder e o desafio dos círculos nas escolas, apresenta-se o círculo como uma maneira de estarmos juntos e pensarmos de formas diferentes relacionadas aos conceitos de igualdade; a necessidade de falarmos com o coração e de lidarmos com as nossas emoções; e a construção de bons relacionamentos como prioridade.
UNIDADES 4 - Estrutura dos Círculos e o Papel do Facilitador
A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo. Os elementos estruturais e as etapas da metodologia serão apresentadas e abordadas na construção do processo circular, tais como : sentar em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento. Também serão feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.
Materiais
Videoaula 10
Apresenta-se o conceito, um pouco da origem e a estrutura do círculo de construção de paz. Os elementos estruturais tratados são: sentar em círculo, atividade de centramento, cerimônia de abertura, peça de centro, objeto da palavra, construção de valores e diretrizes, perguntas norteadoras, acordos e cerimônias de abertura e encerramento.
Videoaula 11
Esta videoaula dá continuidade à aula anterior apresentando os elementos metodológicos e as etapas que compõem o círculo. Aborda-se o conceito e a forma de funcionamento do objeto da palavra que distribui o controle do processo entre os participantes, seguindo da mesma forma com as demais etapas.
Videoaula 12
Apresenta-se como funcionam os círculos abordando o papel do facilitador, o enfoque na construção de relacionamentos e a importância do equilíbrio no processo circular. Também são feitas reflexões sobre o tempo de preparação, as condições necessárias para a realização de um círculo, e as habilidades necessárias para o facilitador.