top of page
Sobre.png

SOBRE

Tudo sobre o projeto Círculos em Movimento, nossos objetivos e as instituições responsáveis pela iniciativa.

Sobre_1.png

OS CÍRCULOS DE PAZ

Os Círculos de Paz são uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, essa metodologia pode ser aplicada em diversos ambientes e contextos e também em situações não conflitivas.


Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.


Pensado com o foco em comunidades escolares, nosso Programa de Formações está baseado no Manual Círculos em Movimento - Construindo uma comunidade escolar restaurativa, das internacionalmente reconhecidas autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. O conteúdo pode ser acessado aqui:

Baixar Manual
2_3x.png

O PROJETO

 

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores o SES| e a Unesco / Criança.

Nossa Missão é apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

VISÃO

 

Nossa visão é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

MISSÃO

 

Apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

bottom of page