escola da paz

FAÇA DA SUA ESCOLA UMA SEMEADORA DA CULTURA DE PAZ

A JUSTIÇA RESTAURATIVA

Originada no Sistema de Justiça e em franca expansão no mundo nas últimas décadas, a Justiça Restaurativa surge como uma nova abordagem para resolução de crimes, conflitos e problemas baseada na participação direta dos interessados, na corresponsabilização ativa, na escuta de necessidades, e na prevenção e/ou reparação de danos. 


Fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, tem lugar através de encontros conduzidos por facilitadores que aplicam metodologias estruturadas de diálogo, dentre as quais os Círculos de Construção de Paz.

Os círculos

OS CÍRCULOS DE PAZ

Os Círculos de Paz são uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, essa metodologia pode ser aplicada em diversos ambientes e contextos e também em situações não conflitivas. 

 

Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.

Programa de Formações

O PROGRAMA DE FORMAÇÕES

Pensado com o foco em comunidades escolares, nosso Programa de Formações está baseado no Manual Círculos em Movimento - Construindo uma comunidade escolar restaurativa, das internacionalmente reconhecidas autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. 

Embora não habilitando desde logo como facilitador de Círculos, o curso é uma excelente porta de entrada para quem buscam uma metodologia lúdica, intuitiva e sobretudo acessível destinada a qualificar as relações na sua comunidade escolar, sendo também um convite ao aprofundamento das reflexões e experiências por aqueles que já atuam como facilitadores.

Venha fazer parte conosco deste que é um dos mais vigorosos movimentos internacionais de educação para a paz, aprendizagem socioemocional e resolução de conflitos em ambientes escolares!

MATERIAL INSTRUCIONAL 

Nossa plataforma digital visa a disponibilizar conteúdos e recursos pedagógicos baseados no Manual Círculos em Movimento de mesmo nome, que está dividido em 3 partes:

 

Parte I - Noções Básicas

Parte II - Construindo um clima escolar positivo

Parte III - O uso dos círculos quando as coisas dão errado

 

A Parte I do Manual oferece conteúdos introdutórios, voltados à sensibilização e engajamento dos interessados, podendo servir também como material de apoio para revisão e aprofundamento dos estudos no tema.

 

As Partes II e III do Manual apresentam um total de 112 roteiros orientando, respectivamente, a aplicação dos diálogos restaurativos em contextos de menos complexos ou não conflitivos ( Módulos 1 a 10), e às situações mais complexas ou conflitivas (Módulos 11 a 13). 

 

Embora a proposta da plataforma não seja, desde já, formar facilitadores de círculos -  recomendando-se que sejam buscadas junto a instrutores qualificados - os materiais instrucionais disponibilizados na plataforma representam uma rica oportunidade de contato e iniciação na metodologia, e principalmente útil para subsidiar os facilitadores nas suas aplicações. 

Parcerias

PARCERIAS

Nascida do compromisso institucional de importantes protagonistas do movimento restaurativo brasileiro, a iniciativa propõe uma ampla aliança das instituições públicas, privadas e da sociedade civil, lideradas pelos sistemas de justiça e de educação, em favor da construção de comunidades escolares restaurativas. 

A proposta é de que em cada Estado, em cada Município, em cada Escola, essas parcerias se articulem para apoiar a difusão e o desenvolvimento da filosofia restaurativa e da prática dos círculos de paz nas suas comunidades escolares. 

BENEFÍCIOS

A incorporação da filosofia e das práticas restaurativas na rotina escolar pode ajudar a:

Comunidades Escolares Restaurativas

comunidades restaurativas são mais harmônicas, organizadas e cuidadoras, beneficiando a convivência, o rendimento escolar e o desenvolvimento dos seus integrantes.

Ser e Conviver

os círculos estimulam o desenvolvimento de habilidades sócio-afetivas e aprimoram a função escolar em promover as dimensões pedagógicas do “aprender a ser” e do “aprender a conviver”.

Educar em Valores

pedagogicamente, os círculos de paz constituem uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem vivencial valores que contribuem para prevenir e superar problemas, conflitos e violências.

Segurança e Proteção

os processos circulares promovem o senso de respeito e de pertencimento comunitário, ativando forças de autoproteção não-violenta em benefício da segurança do ambiente escolar.

O PROJETO

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores o SESI e a Unesco / Criança Esperança.

 

Nossa visão é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

 

Nossa Missão é apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

O Projeto