top of page
Fundo.png
Prancheta 5.png

SEMANA RESTAURATIVA
DO BRASIL

15 a 21 de novembro de 2021

Resumo Executivo da Semana Restaurativa Brasil 2021

A edição nacional da Semana Restaurativa 2021 oportuniza o encontro virtual entre diversos profissionais, operadores do sistema de justiça, grupos, iniativas e interessados da sociedade civil na construção de diálogos e práticas que promovam a justiça restaurativa no Brasil. Realizado na 3º semana do mês, o evento este ano ocorre de 15 a 22 de novembro de 2021.
 

O movimento tem origem internacional, e surgiu no sistema penitenciário da Inglaterra (1976) como Semana do Presidiário. Posteriormente, foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá (1976) sob o título de Semana da Justiça Restaurativa, o que estimulou a organização e replicação do movimento em demais países.
 

No território Brasileiro o movimento foi articulado nacionalmente pela primeira vez em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, e integrou a comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país. A ocasião foi celebrada com a presença do Prof. Howard Zehr, um dos formuladores da respectiva teoria.
 

A proposta de estabelecer uma referência nacional para interligar e ampliar a  visibilidade das iniciativas locais foi retomada em 2020 por iniciativa da plataforma Círculos em Movimento e seus apoiadores, e este ano está sendo retomada para dar prosseguimento à proposta inicial do movimento, e estimular iniciativas institucionais e/ou pessoais a nível nacional que potencializam a difusão dos princípios e das práticas da Justiça Restaurativa no Brasil.


Iniciativa
 

A organização da Semana prossegue em 2021 sob a condução do Comitê executivo, da AJURIS – Escola da Magistratura, Instituto Terre des Hommes Brasil e Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas

 

Contato Ceará
Instituto Terre des Hommes Brasil – TDH Brasil 
Responsável: Renato Pedrosa
E-mail: renato.pedrosa@tdhbrasil.org

 

Contato Rio Grande do Sul
Escola da Magistratura - AJURIS 
Responsável: Leoberto Brancher 
E-mail: brancher@tjrs.jus.br

SOBRE

bottom of page