top of page
Conteúdo.png

20 a 26 de novembro

 

SOBRE

Resumo Executivo da Semana Restaurativa Brasil 2022

A promoção nacional da Semana Restaurativa 2022 é uma iniciativa da plataforma Círculos em Movimento e um amplo conjunto de parceiros institucionais, da sociedade civil, profissionais e voluntários com atuação na área, dispostos a contribuir para a difusão de práticas dialogais que promovam a justiça restaurativa no Brasil. 

Realizado internacionalmente na 3ª semana do mês de novembro, o evento este ano de 2022 ocorre de 20 a 26 de novembro.
 
O movimento tem origem internacional, e surgiu no sistema penitenciário da Inglaterra (1976) como Semana do Presidiário. Posteriormente, foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá (1976) sob o título de Semana da Justiça Restaurativa, o que estimulou a organização e replicação em diversos países.
 
No Brasil, a primeira Semana Restaurativa articulada em âmbito nacional ocorreu em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, em comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país. A ocasião foi celebrada com a presença do “avô da Justiça Restaurativa” o professor norteamericano Howard Zehr.
 
A proposta de uma articulação nacional foi retomada em 2020 pela plataforma Círculos em Movimento e seus apoiadores, e neste ano está sendo retomada com o tema “Pela Justiça Restaurativa na Educação”, visando estimular o compartilhamento das programações locais, mas também da difusão nas redes sociais de conteúdos abrangendo depoimentos, mensagens de apoio, relatos de experiências, de casos, notícias de ações e projetos, e tudo mais que possa dar visibilidade ao que tem sido feito e que possa estimular a mais ampla difusão dessas práticas nas escolas.

Iniciativa
 
A organização da Semana prossegue em 202s sob a condução do Comitê executivo, da AJURIS – Escola da Magistratura, Instituto Terre des Hommes Brasil e Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas

Contatos 85 98857-0927

 
Sobre
bottom of page