MANUAL CÍRCULOS EM MOVIMENTO
Difundir os Círculos de Construção de Paz por meio das práticas orientadas pelo Manual Círculos em Movimento é o coração do projeto. Aqui, você pode visualizar e navegar a partir do índice, mas também fazer o download completo ou das partes que lhe interessarem.
VERSÃO SEGMENTADA
☑ 1.1 Apresentação do círculo para a equipe de trabalho
☑ 1.2 Apresentação do círculo nas escolas
☑ 1.3 Apresentação do objeto da palavra
☑ 1.4 Círculo para confeccionar um objeto da palavra
☑ 1.5 Círculo para praticar o uso do objeto da palavra
☑ 1.6 Círculo para desenvolver as habilidades para o círculo
☑ 2.1 Círculo para criar uma sala de aula segura e feliz
☑ 2.2 Círculo para planejar nossa comunidade de sala de aula para que atenda às nossas necessidades
☑ 2.3 Círculo para explorar nossos valores em ação
☑ 2.4 Círculo de consenso para os acordos de sala de aula
☑ 2.5 Círculo para conferir as diretrizes (I) definindo nossas intenções
☑ 2.6 Círculo para conferir as diretrizes (II)
☑ 2.7 Medindo a temperatura do clima da sala de aula
☑ 3.1 Círculo para descobrir o que os alunos já sabem
☑ 3.2 Círculo para verificar a compreensão
☑ 3.3 Círculo para aumentar o vocabulário
☑ 3.4 Compartilhando os textos dos alunos em um “círculo de leitura”
☑ 3.5 Círculo para praticar uma língua estrangeira – nível iniciante e intermediário
☑ 3.6 Círculo para compartilhar reflexões
☑ 3.7 Círculo: Usando livros de histórias para ensinar valores
☑ 3.8 Círculo para falar em tarefas de casa/estudos
☑ 3.9 Círculo para falar em tarefas de casa/estudos
☑ 4.1 Círculo de check-in: práticas para construir relacionamentos
☑ 4.2 Círculo de celebração
☑ 4.3 Círculo para demonstrar gratidão e consideração
☑ 4.4 Círculo para manterem-se unidos
☑ 4.5 Círculo para discutir o que é amizade
☑ 4.6 Círculo: projetando meu futuro
☑ 4.7 Círculo: o que significa sucesso?
☑ 4.8 Círculo de construção de relacionamento
☑ 4.9 Círculo para explorar as dimensões de nossa identidade
☑ 4.10 Círculo: A caixa do gênero
☑ 4.11 Círculo: Elementos de uma relação saudável
☑ 4.12 Círculo: Escolhendo amigos de confiança
☑ 4.13 Construção de uma equipe esportiva: Construção de relacionamentos
☑ 4.14 Construção de uma equipe esportiva: Aprofundando relacionamentos
☑ 4.15 Círculo para refletir a respeito de vencer e perder
☑ 4.16 Círculo de reflexão após um jogo
☑ 4.17 Círculo de boas-vindas após ausência da sala de aula
☑ 5.1 Círculo para escutar o silêncio
☑ 5.2 Quem e o que nos faz sentir bem
☑ 5.3 Lidando com as dores internas e externas
☑ 5.4 O que te provoca raiva?
☑ 5.5 O que te preocupa?
☑ 5.6 Previsão diária do tempo emocional
☑ 5.7 Quem sou eu de verdade?
☑ 5.8 Círculo do espaço seguro
☑ 5.9 Vencendo montanhas
☑ 6.1 O que motiva você
☑ 6.2 Sentir-se excluído
☑ 6.3 Vamos falar de bullying
☑ 6.4 O impacto da fofoca
☑ 6.5 Luto: lidando com a dor da perda
☑ 6.6 Resposta ao trauma da comunidade
☑ 6.7 Lidando com perdas
☑ 6.8 Mascarando o sofrimento
☑ 6.9 Compreendendo o trauma
☑ 6.10 Testemunhando violência
☑ 6.11 Raízes da violência juvenil
☑ 6.12 O impacto das hierarquias sociais sobre mim
☑ 6.13 Falando sobre privilégio, igualdade e opressão
☑ 6.14 O que sabemos a respeito de raça?
☑ 6.15 Que diferença faz a raça?
☑ 6.16 Explorando nossos sentimentos sobre raça
☑ 6.17 Explorando o privilégio branco
☑ 6.18 Explorando o impacto da desigualdade social
☑ 6.19 Pensando sobre gênero e violência
☑ 6.20 Pensando a respeito da desigualdade de gênero
☑ 6.21 (Círculo para meninas) Pensando e falando a respeito dos nossos limites
☑ 6.22 Assédio sexual e o espectador
☑ 6.23 Amor e casamento
☑ 6.24 Quando somos diferentes ou estamos em conflito com a sociedade
☑ 7.1 Estabelecendo diretrizes para a equipe de trabalho
☑ 7.2 Círculo de reflexão semanal com a equipe de trabalho
☑ 7.3 Círculo de construção de equipe
☑ 7.4 Por que relacionamentos são importantes na escola
☑ 7.5 Apoiando um ao outro quando o trabalho é difícil
☑ 7.6 Círculo de autocuidado
☑ 7.7 Avaliação da aula pelo professor e alunos
☑ 7.8 Reunião de pais e mestres
☑ 7.9 Como estão as crianças?
☑ 7.10 Explorando nossos pressupostos básicos
☑ 7.11 Avaliando nosso progresso em direção a uma cultura escolar restaurativa
☑ 7.12 O desafio da mudança
☑ 8.1 Círculo para pais: apresentação ao processo circular
☑ 8.2 Círculo para pais: construindo apoio em pequenos grupos
☑ 8.3 Círculo para pais: feedback para a escola
☑ 8.4 Envolvimento família-escola
☑ 8.5 Considerando nosso próprio relacionamento com a escola
☑ 8.6 Parceria comunidade-escola
☑ 8.7 Construindo pontes para uma nova comunidade de imigrantes
☑ 8.8 Círculo PEI (programa de educação individualizado)
☑ 12.1 Modelo para um círculo de disciplina restaurativa
☑ 12.2 Modelo para um círculo sobre um conflito
☑ 12.3 Modelo para um círculo de silêncio como resposta imediata a um conflito
☑ 12.4 Círculo em sala de aula para responder ao dano sem foco no ofensor
☑ 12.5 Círculo de acolhida após uma suspensão
☑ 12.6 Círculo com a turma que arrasou com o professor substituto