top of page
Capa.png
Título.png
Logos.png
JR NAS ESCOLAS

APRESENTAÇÃO

O curso "Justiça Restaurativa nas Escolas" é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e da Escola da Magistratura da AJURIS, com apoio da plataforma Círculos em Movimento. A ação é alusiva ao Ano pela Justiça Restaurativa na Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e voltada preferencialmente às comunidades escolares do Rio Grande do Sul.

De alunos a gestores, passando por professores e profissionais do Sistema de Justiça, o programa dialoga com distintos protagonistas buscando clarear quatro questões centrais:

  • “O que a Justiça Restaurativa tem a ver com a Educação?"

  • “Como os Círculos de Paz podem ser úteis na Escola?”

  • “O que podemos esperar como resultado dos Círculos nas Escolas?”

  • “Como posso fazer parte do movimento pela Justiça Restaurativa nas Escolas?”

Partindo daí, o programa objetiva aproximar integrantes comunidades escolares dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa, estimulando iniciativas de construção da paz no ambiente escolar uma vez que decidam continuar sua formação em JR.

QUEM É O PÚBLICO-ALVO DO CURSO

O curso é destinado a sensibilizar integrantes das comunidades escolares: professores, diretores, supervisores, orientadores, secretários, monitores e demais auxiliares que atuam no ambiente escolar, bem como de familiares, profissionais da rede de proteção à infância e juventude e demais instituições relacionadas.

CONHEÇA O CURSO

O curso “Justiça Restaurativa nas Escolas” será ministrado na modalidade EAD-Autoaprendizagem - sem tutoria mas contando com um fórum temático semanal e um permanente fórum de dúvidas. 

 

O curso tem carga horária de 20 horas, ministradas através de quatro Programas audiovisuais semanais, formando uma trilha de aprendizagem, complementada pela visualização e leitura de materiais de apoio. Ainda contará com três encontros virtuais ao longo do curso. Haverá suporte didático com os materiais da Plataforma Círculos em Movimento.

Conheça o Curso

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS

Este curso é ministrado através de 4 Programas audiovisuais, compostos por entrevistas e conteúdos de natureza didática, orientativa e informativa. Teremos 1 programa por semana, formando nossa trilha de aprendizagem.

Programa 1 - 01 a 07 de novembro de 2023

Como funciona o curso, o que é JR nas Escolas, o que é JR no Sistema de Justiça, a história da JR nas Escolas do RS, experiências da JR no Ministério Público, Fórum da semana, Edenir Gomes entrevista o Des. Leoberto Brancher sobre a trajetória da JR nas Escolas.

Programa 2 - 08 a 14 de novembro de 2023

O que é a plataforma "Círculos em Movimento", a contribuição de Kay Pranis para a JR, experiências de JR no TJRS, Fórum da semana, Des. Leoberto Brancher entrevista Prof. Guilherme Nogueira.

Programa 3 - 15 a 21 de novembro de 2023

Reflexões para relacionamentos saudáveis nas Escolas, experiências de JR nos espaços sociais. Fórum da semana, entrevista especial. Des. Leoberto Brancher entrevista Prof. Afonso Armando Konzen.

Programa 4 - 22 de 29 de novembro de 2023

O itinerário formativo da JR no TJRS, experiências e projetos de JR nas Escolas do RS, como fazer parte do movimento de JR, Fórum da semana, entrevista especial comandada pelo Des. Leoberto Brancher. Reportagem Especial sobre boas práticas na escola Júlio Brunelli. Justiça Restaurativa aplicada à BNCC, Base Nacional Comum Curricular.

Aulas

ENCONTROS SÍNCRONOS

O curso terá 3 encontros virtuais síncronos. O primeiro deles para explicar sobre a dinâmica do curso. O segundo será de acompanhamento. O terceiro, para um fechamento. A presença não é obrigatória, porém serão tratadas questões fundamentais relativas ao curso, às aprendizagens e à aplicação prática dos conhecimentos. Os encontros serão gravados e disponibilizados posteriormente na página.

LIVE - 31 de outubro de 2023 - 18:30h

Conhecer o curso e a dinâmica de realização.

LIVE - 14 de novembro de 2023 - 18:30h

Acompanhamento do curso.

LIVE - 29 de novembro de 2023 - 18:30h

Fechamento do curso.

Lives
Fórum

FÓRUM PARA DEBATES

Cada semana de curso será impulsionada por um tema gerador, conforme a Pedagogia Freiriana, propondo um fazer coletivo, a partir das vivências. Assim, os alunos e alunas deverão responder à pergunta geradora relativa a cada semana diretamente na página do programa e posteriormente poderão debater os assuntos no fórum geral.

Tema Gerador 1 -  “O que a Justiça Restaurativa tem a ver com a Educação?"

Tema Gerador 2 - “Como os Círculos de Paz podem ser úteis na Escola?”

Tema Gerador 3 - “O que podemos esperar como resultado dos Círculos nas Escolas?”

Tema Gerador 4 - “Como posso fazer parte do movimento pela Justiça Restaurativa nas                                      Escolas?”

RESPOSTAS DOS COLEGAS

Buscando incentivar o debate coletivo, disponibilizamos as respostas às questões das últimas semanas! Para acessar as respostas dos colegas dos temas geradores, basta clicar abaixo o link desejado.

RESPOSTAS - Tema gerador 1 

RESPOSTAS - Tema gerador 2 

RESPOSTAS - Tema gerador 3 

RESPOSTAS - Tema gerador 4

CERTIFICADOS

Receberão certificado os alunos que estiverem inscritos no curso, acessarem os materiais didáticos e responderem aos 4 temas geradores de cada uma das semanas de curso.

Certificdos

CONTATO

Contato com as tutoras do curso:

Contato pelo site

E-mail

REALIZAÇÃO

Prancheta 7.png
Prancheta 10.png
Prancheta 11.png
Prancheta 12.png
Prancheta 13.png
bottom of page