

APRESENTAÇÃO
O Curso Construção de Paz na Convivência Escolar objetiva introduzir e/ou reforçar o uso do Manual Círculos em Movimento para formar Comunidades Escolares seguras através das Práticas Restaurativas. O conteúdo introduz ao conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz com foco nas Escolas. São conteúdos de interesse para quem queira conhecer a metodologia, e também para facilitadores já treinados que queiram ampliar conhecimentos.
PROGRAMA
4 UNIDADES | 4 AULAS | 12 HORAS
17 a 20 de março - Segunda a Quinta - 16h a 18h
Noções básicas sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.
Pré-requisito: Nenhum
2 horas telepresenciais e 1 horas em atividades complementares
Prazos
Inscrições até 14 de março
Conclusão das atividades complementares até 31 de março
Certificados estarão disponíveis no site a partir de 04 de abril
UNIDADE 1
Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso.
Aula 1 - 17/03
Materiais:
⏷ UNIDADE 1 | Por que trazer os círculos para as escolas
⏷ UNIDADE 1 | Fundamentação Teórica para a Prática de Círculos nas Escolas - Parte 1
UNIDADE 2
A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz.
Aula 2 - 18/03
UNIDADE 3
A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder, e os conceitos de justiça, pertencimento e alegria.
Aula 3 - 19/03
UNIDADE 4
A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo.
Aula 4 - 20/03
O CURSO
O Curso Construção de Paz na Convivência Escolar - Comunidades Escolares seguras através das Práticas Restaurativas - é um convite a conhecer, de forma dinâmica e ilustrada por encontros telepresenciais, videoaulas e depoimentos, os tópicos iniciais do Manual Círculos em Movimento, apresentando um resumo das suas proposições teóricas.
O curso expande e orienta a utilização da Parte I do Manual Círculos em Movimento, das autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. Trata-se de material instrucional com mais de 400 páginas, distribuídas entre a fundamentação teórica e 112 roteiros guiando a aplicação prática dos Círculos de Paz nas mais diversas situações da rotina escolar.
Está organizado em 4 unidades, que na presente edição serão desenvolvidas de forma intensiva. A carga horária, com certificação de 12 horas-aula, será distribuída em 4 dias sucessivos (3 h/a diárias), sendo 2 h/a de encontros diários síncronos, orientados por uma experiente equipe de instrutoras. As restantes 1 h/a para atividades complementares assíncronas, incluindo videoaulas especialmente produzidas com as autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, e testemunhos de professores e facilitadores experientes.
OS CÍRCULOS DE PAZ
Os Círculos de Paz são uma das metodologias estruturadas de diálogo mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, pode ser aplicada em diferentes ambientes e contextos, na resolução de conflitos e problemas, e inclusive de forma preventiva.
Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos proporcionam, entre outros resultados, o fortalecimento de vínculos e o senso de pertencimento que tornam as comunidades mais autônomas e seguras. Do ponto de vista pedagógico, figuram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.
A JUSTIÇA RESTAURATIVA
Fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, a Justiça Restaurativa é uma nova abordagem sobre relações, convivência e superação de conflitos. Com origem na Justiça Criminal, substitui as dinâmicas contenciosas tradicionais baseadas em culpa/perseguição/castigo, por estratégias dialógicas baseadas em responsabilidade/encontros/reparação. Os encontros entre os envolvidos são conduzidos por facilitadores que aplicam metodologias estruturadas de diálogo, denominadas práticas restaurativas, dentre as quais estão os Círculos de Construção de Paz.
O PROJETO
O Projeto Círculos em Movimento disponibiliza graciosamente no Brasil, através do site www.circulosemmovimento.org.br, o material instrucional de reputação internacional em ambientes escolares, criado pelas autoras Kay Pranis e Carolin Boyes Watson. O projeto é uma iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS ( Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul ) e do Instituto Terre des hommes Brasil, apoiado pela UNESCO / Criança Esperança.
Nossa visão é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.
Nossa Missão é, através difusão do Manual Círculos em Movimento, apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.