Círculos nas Escolas 2023
Quem fez? Onde fez?
Com quem fez?
Participe do Levantamento Nacional de Círculos de Paz Facilitados nas Escolas, uma iniciativa da Plataforma Círculos em Movimento e seus parceiros, celebrando a Semana da Justiça Restaurativa 2023, com o objetivo de coletar informações essenciais sobre a implementação de práticas de Justiça Restaurativa na educação em todo o Brasil, neste que foi o Ano pela Justiça Restaurativa na Educação!
Vai fazer acontecer
na Semana 2023?
Participe também da Semana Restaurativa 2023 registrando sua programação de atividades para promover mais amplamente a Justiça Restaurativa e ou, em especial, para fortalecer a Justiça Restaurativa na Educação!
SOBRE
O que é e como funciona a Semana Restaurativa do Brasil
A promoção da Semana Restaurativa 2023 é uma iniciativa da plataforma Círculos em Movimento e um amplo conjunto de parceiros institucionais, da sociedade civil, profissionais e voluntários com atuação na área, dispostos a contribuir para a difusão de práticas dialogais que promovam a justiça restaurativa no Brasil.
Realizado internacionalmente na terceira semana do mês de novembro, o evento este ano de 2023 ocorre de 19 a 25 de novembro.
O movimento tem origem internacional, e surgiu no sistema penitenciário da Inglaterra (1976) como Semana do Presidiário. Posteriormente, foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá (1996) sob o título de Semana da Justiça Restaurativa, o que estimulou a organização e replicação em diversos países.
No Brasil, a primeira Semana Restaurativa articulada em âmbito nacional ocorreu em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, em comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país. A ocasião foi celebrada com a presença do “avô da Justiça Restaurativa” o professor norteamericano Howard Zehr.
A proposta de uma articulação nacional foi retomada em 2020 pela plataforma Círculos em Movimento e seus apoiadores. Em 2022, a campanha teve por “Pela Justiça Restaurativa na Educação”, gerando um movimento que se expandiu e resultou acolhido pelo Conselho Nacional de Justiça, que declarou 2023 como o “Ano pela Justiça Restaurativa na Educação.
Iniciativa
Na Semana Restaurativa deste ano, a proposta é fazer um balanço da mobilização nacional com um amplo esforço de coleta de dados sobre os círculos realizados nas escolas ao longo de 2023.
A organização da Semana prossegue em 2023 sob a condução do Comitê executivo, da AJURIS – Escola da Magistratura, Instituto Terre des Hommes Brasil e Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas.
Contatos: (85) 98857-0927