FORMAÇÕES
- NOÇÕES PRÁTICAS -
- FORMAÇÃO CONTINUADA -
NOÇÕES PRÁTICAS
Orientações Práticas Sobre o uso dos Círculos na Convivência Escolar.
UNIDADES 1 - Ensinando e Aprendendo em Círculo
Nesta Unidade vislumbraremos o processo circular em sala de aula e referindo como a metodologia pode ser apresentada aos docentes e, sucessivamente, aos estudantes. Também, serão referidos círculos que evidenciem ambientes de aprendizagem seguros, que explorem os valores, criem a conexão, o pertencimento, construindo e fortalecendo relacionamentos entre toda a comunidade escolar.
INFOGRÁFICOS
Módulo 01 - Estabelecendo a prática do círculo
Módulo 02 - Estabelecendo e consolidando as normas comunitárias
Módulo 03 - Ensinando e aprendendo em círculo
Módulo 04 - Construindo conexão e comunidade
UNIDADES 2 - Competências Socioemocionais e o Círculo
Nesta Unidade evidenciaremos os círculos que desenvolvem as competências socioemocionais, possibilitando uma escuta qualificada e a partilha de pensamentos e sentimentos. Ainda, aborda-se o papel do facilitador nessas práticas circulares, diferenciando-o de outros tipos de facilitações.
INFOGRÁFICOS
Módulo 05 - Aprendizagem social e emocional
Módulo 06 - Conversas difíceis, mas importantes
UNIDADES 3 - Envolvimento dos pais e da comunidade escola
Esta Unidade permite reconhecer a prática circular como um importante recurso para gerar conexão de equipes de trabalho e para a construção de uma Cultura Escolar Positiva. Serão evidenciadas reflexões sobre a liderança construtiva e o engajamento de todos os atores para a construção de uma comunidade escolar restaurativa
INFOGRÁFICOS
Módulo 07 - Trabalhando juntos como equipe de trabalho
Módulo 08 - Envolvimento dos pais e da comunidade em geral
Módulo 09 - Círculos liderados por jovens e pelos pares
UNIDADES 4 - Aprendendo a disciplina restaurativa
Nesta Unidade trataremos dos círculos de construção de paz e da forma que essa metodologia pode nos auxiliar a superar o paradigma punitivo. “Trocar as lentes”, como nos inspira Howard Zehr, compreendendo a nova lógica de lidar com o dano e com o conflito, através do respeito, responsabilidade e relacionamentos. Práticas que permitam sair de uma Cultura de Guerra para uma Cultura de Paz.