top of page
Formações.png

FORMAÇÕES

- NOÇÕES PRÁTICAS -

- FORMAÇÃO CONTINUADA -

NOÇÕES PRÁTICAS

Orientações Práticas Sobre o uso dos Círculos na Convivência Escolar. 

UNIDADES 1 - Ensinando e Aprendendo em Círculo

Nesta Unidade vislumbraremos o processo circular em sala de aula e referindo como a metodologia pode ser apresentada aos docentes e, sucessivamente, aos estudantes. Também, serão referidos círculos que evidenciem ambientes de aprendizagem seguros, que explorem os valores, criem a conexão, o pertencimento, construindo e fortalecendo relacionamentos entre toda a comunidade escolar.

INFOGRÁFICOS

Módulo 01 - Estabelecendo a prática do círculo

Módulo 02 - Estabelecendo e consolidando as normas comunitárias

 

Módulo 03 - Ensinando e aprendendo em círculo

Módulo 04 - Construindo conexão e comunidade

UNIDADES 2 - Competências Socioemocionais e o Círculo

Nesta Unidade evidenciaremos os círculos que desenvolvem as competências socioemocionais, possibilitando uma escuta qualificada e a partilha de pensamentos e sentimentos.  Ainda, aborda-se o papel do facilitador nessas práticas circulares, diferenciando-o de outros tipos de facilitações. 

INFOGRÁFICOS

Módulo 05 - Aprendizagem social e emocional

Módulo 06 - Conversas difíceis, mas importantes

UNIDADES 3 - Envolvimento dos pais e da comunidade escola

Esta Unidade permite reconhecer a prática circular como um importante recurso para gerar conexão de equipes de trabalho e para a construção de uma Cultura Escolar Positiva. Serão evidenciadas reflexões sobre a liderança construtiva e o engajamento de todos os atores para a construção de uma comunidade escolar restaurativa

INFOGRÁFICOS

Módulo 07 - Trabalhando juntos como equipe de trabalho

Módulo 08 - Envolvimento dos pais e da comunidade em geral

Módulo 09 - Círculos liderados por jovens e pelos pares

UNIDADES 4 - Aprendendo a disciplina restaurativa

Nesta Unidade trataremos dos círculos de construção de paz e da forma que essa metodologia pode nos auxiliar a superar o paradigma punitivo. “Trocar as lentes”, como nos inspira Howard Zehr, compreendendo a nova lógica de lidar com o dano e com o conflito, através do respeito, responsabilidade e relacionamentos.  Práticas que permitam sair de uma Cultura de Guerra para uma Cultura de Paz.

INFOGRÁFICOS

Módulo 10 - Círculos para apoio intensivo

Módulo 11 - prendendo a disciplina restaurativa

Módulo 12 - Disciplina restaurativa e círculos de conflito

Módulo 13 - Círculos complexos e de múltiplos processos para incidentes com danos sérios

PlayList NB
uni1
uni2
uni3
uni4
bottom of page