APRESENTAÇÃO

 

Será oferecido o curso original do Círculos em Movimento, de conteúdo introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em ambientes escolares, denominado “Noções Básicas”.


Cada curso terá carga horária de 20 horas-aula, com certificação, distribuídas em 4 dias (5 h/a diárias), sendo 2 h/a dedicadas aos encontros diarios síncronos, orientados por uma experiente equipe de instrutoras. E as restantes 3 h/a para atividades complementares assíncronas, incluindo videoaulas especialmente produzidas com as próprias autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson.

O curso está dividido em 4 unidades e foi pensado para introduzir o conhecimento dos círculos de construção de paz, com foco em comunidades escolares. Porém, de interesse também a quem mais se interesse em conhecer a metodologia, ou facilitadores já treinados que queiram ampliar conhecimentos.

POR QUE PARTICIPAR:


A introdução da filosofia e das práticas restaurativas na rotina escolar pode ajudar a:

  • Construir Comunidades Escolares Restaurativas - comunidades restaurativas são mais harmônicas, organizadas e cuidadoras, beneficiando a convivência, o rendimento escolar e o desenvolvimento dos seus integrantes.

  • Ser e Conviver - os círculos estimulam o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e aprimoram a função escolar em promover as dimensões pedagógicas do “aprender a ser” e do “aprender a conviver”.

  • Educar em Valores - pedagogicamente, os círculos de paz constituem uma metodologia ativa capaz de promover a aprendizagem vivencial valores que contribuem para prevenir e superar problemas, conflitos e violências.

  • Segurança e Proteção - os processos circulares promovem o senso de respeito e de pertencimento comunitário, ativando forças de autoproteção não-violenta em benefício da segurança do ambiente escolar.

Conheça mais sobre o projeto e a iniciativa aqui

NOÇÕES BÁSICAS

4 UNIDADES  |  4 AULAS  | 20 HORAS

18 a 21 de julho - Segunda a Quinta - 19h as 21h

Noções básicas sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.

Pré-requisito: Nenhum

2 horas telepresenciais e 3 horas em atividades complementares

UNIDADE 1

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso.

Aula 1 - 18/07

Em breve

UNIDADE 2

 

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico  que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz.

Aula 2 - 19/07

Em breve

UNIDADE 3

 

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder, e os conceitos de justiça, pertencimento e alegria.

Aula 3 - 20/07

Em breve

UNIDADE 4

 

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo.

Aula 4 - 21/07

Em breve

OS CÍRCULOS DE PAZ

 

Os Círculos de Paz são uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, pode ser aplicada em diferentes ambientes e contextos, e inclusive em situações não conflitivas.


Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.

A JUSTIÇA RESTAURATIVA

Fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, a Justiça Restaurativa é uma nova abordagem sobre crimes e conflitos, que tem lugar através de encontros conduzidos por facilitadores que aplicam metodologias estruturadas de diálogo, dentre as quais os Círculos de Construção de Paz.

O PROJETO

 

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores a Unesco/Criança Esperança e colaboração do SESI – Plataforma Edulivre.

Nossa visão é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

Nossa Missão é apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.