top of page
Ativo 1.png
Cronograma: Lista

APRESENTAÇÃO

 

O Curso Noções Básicas Círculos em Movimento objetiva introduzir à prática dos Círculos de Construção de Paz em ambientes escolares. Foi pensado para introduzir o conhecimento dos círculos de construção de paz, com foco em comunidades escolares. São conteúdos de interesse não só para quem queira conhecer a metodologia, mas também para facilitadores já treinados que queiram ampliar conhecimentos.

NOÇÕES BÁSICAS

4 UNIDADES  |  4 AULAS  | 20 HORAS

18 a 21 de julho - Segunda a Quinta - 19h as 21h

Noções básicas sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.

Pré-requisito: Nenhum

2 horas telepresenciais e 3 horas em atividades complementares

UNIDADE 1

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso.

Aula 1 - 18/07

UNIDADE 2

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico  que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz.

Aula 2 - 19/07

UNIDADE 3

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder, e os conceitos de justiça, pertencimento e alegria.

Aula 3 - 20/07

UNIDADE 4

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo.

Aula 4 - 21/07

O CURSO NOÇÕES BÁSICAS

 

O Curso Noções Básicas é um convite a conhecer, de forma dinâmica e ilustrada por videoaulas e depoimentos, os tópicos iniciais do Manual Círculos em Movimento, apresentando um resumo das suas proposições teóricas. Está organizado em 4 unidades, que na presente edição serão desenvolvidas de forma intensiva. A carga horária, com certificação de 20 horas-aula, será distribuída em 4 dias sucessivos (5 h/a diárias), sendo 2 h/a de encontros diários síncronos, orientados por uma experiente equipe de instrutoras. As restantes 3 h/a para atividades complementares assíncronas, incluindo videoaulas especialmente produzidas com as autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson.

OS CÍRCULOS DE PAZ

 

Os Círculos de Paz são uma das metodologias estruturadas de diálogo mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, pode ser aplicada em diferentes ambientes e contextos, na resolução de conflitos e problemas, e inclusive de forma preventiva.


Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.

A JUSTIÇA RESTAURATIVA

Fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, a Justiça Restaurativa é uma nova abordagem sobre crimes e conflitos, que superar as dinâmicas tradicionais baseadas em culpa/perseguição/castigo, através de novas estratégias baseadas em responsabilidade/encontros/reparação de danos. A Justiça Restaurativa tem lugar através de encontros entre os envolvidos, conduzidos por facilitadores que aplicam metodologias estruturadas, dentre as quais os Círculos de Construção de Paz..

O PROJETO

 

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores a Unesco/Criança Esperança e colaboração do SESI – Plataforma Edulivre.

Nossa visão é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

Nossa Missão é, através difusão do Manual Círculos em Movimento, apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz, como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

 
Sobre
Os Círculos de Paz
A Justiça Restaurativa
O Projeto Círculos em Movimento
bottom of page