top of page
Inserir um título (1).png
Fundo.png
16 a 21.png

Em paz com a Terra: raízes que guiam

Em tempos de urgência climática, restaurar é também lembrar de onde viemos. É sentir a Terra pulsar em nós, reconhecer o que nos nutre e fortalecer os laços que nos mantêm vivos. Vamos juntos cultivar paz, escuta e reconexão — entre nós, com o outro e com o planeta.

Participe da Semana Restaurativa 2025 e faça parte dessa jornada de reencontro com as nossas raízes.

HISTÓRICO

O que é e como funciona a Semana Restaurativa do Brasil

A Semana Restaurativa é um movimento internacional que acontece todos os anos, na terceira semana de novembro, em diversos países do mundo — entre eles:

O número de nações envolvidas varia a cada edição, mas a essência permanece: fortalecer a cultura da paz, da escuta e do diálogo, promovendo práticas de Justiça Restaurativa (JR) que cultivem relações mais humanas, empáticas e conectadas com o planeta.


Em 2025, a mobilização acontece entre os dias 16 a 21 de novembro, e traz o tema “Em paz com a Terra: raízes que guiam”. A Campanha chega como um convite para reconectar os povos com o que nos mantém vivos: o planeta Terra. Inspirada pela força da natureza e pelos laços que nos sustentam, a Semana Restaurativa propõe um reencontro com a nossa própria essência — reconhecendo que restaurar o mundo começa por restaurar as relações.


A iniciativa é articulada pela plataforma Círculos em Movimento, uma parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola da Ajuris (Porto Alegre/RS), o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil), com o apoio da Rede Reaver, Kindernothilfe e do BMZ, além de diversas instituições, profissionais e voluntários que acreditam no poder transformador da JR.


A origem da ação se deu no sistema penitenciário da Inglaterra (1976), como Semana do Presidiário. Posteriormente, foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá (1996) sob o título de Semana da JR, o que inspirou a organização e replicação em diversos países. No Brasil, a primeira Semana Restaurativa ocorreu em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, em comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país.


Neste ano de 2025, 10 anos após a 1º edição, a Semana Restaurativa chama para semear paz, diálogo e pertencimento — entre pessoas, comunidades e a Terra que nos abriga.

Entre em contato com a organização pelo telefone: (85) 9 8126-0560.

O que é Justiça Restaurativa?

A Justiça Restaurativa (JR) é um caminho de reconexão — consigo, com o outro e com a comunidade. Em 2025, a Semana Restaurativa segue com o propósito de ampliar e fortalecer a cultura restaurativa no Brasil, inspirando novas formas de convivência e cuidado mútuo. A iniciativa é promovida pela plataforma Círculos em Movimento, em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola da Ajuris (Porto Alegre/RS), o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH) e diversas instituições, profissionais e voluntários que acreditam no poder transformador da JR.

O crescimento dessa abordagem no país reflete um movimento global de construção de paz, que vem ganhando força em escolas, comunidades, instituições e territórios. A Justiça Restaurativa é, acima de tudo, um convite para restaurar o que nos faz humanos: as relações.

O PROCESSO DE ESCOLHA E O SENTIDO DO NOVO SÍMBOLO

Um símbolo não nasce por acaso. Ele brota quando muitos corações apontam para a mesma direção.


Foi assim que nasceu a nova identidade visual da Semana Restaurativa 2025. Quando abrimos a votação pública para a escolha do novo logo, sabíamos que não se tratava apenas de estética. Era sobre pertencimento, coerência e participação, valores que sustentam a Justiça Restaurativa desde suas raízes.

Em apenas dois dias, mais de 700 votos foram registrados — vindos de pessoas que reconhecem a importância de cuidar do que nos conecta: a Terra, as relações e a ancestralidade.
 

HORIZONTAL JPG.jpg

A proposta mais votada traduz o espírito do tema deste ano: “Em paz com a Terra: raízes que guiam.” Seu traço fluido expressa interconexão entre pessoas, tempos e territórios. Suas formas orgânicas lembram sementes germinando, evocando a potência da vida que se renova. E sua paleta terrosa carrega ancestralidade, calor e vínculo com o chão que nos sustenta. Mais do que um logo, este símbolo nasce como um lembrete de que a paz não se decreta — ela se cultiva. É no gesto, no diálogo e na escuta que ela ganha forma.

Um movimento que se espalha

Desde 2015, a Semana Restaurativa reúne pessoas comprometidas com a cultura de paz e a construção de relações mais humanas e solidárias. Em 2025, reafirmamos esse propósito: restaurar também é reconectar com o que nos mantém vivos. Que essa identidade visual nos inspire a celebrar a potência de um movimento vivo, plural e enraizado na escuta.

bottom of page