top of page
nick-morrison-FHnnjk1Yj7Y-unsplash.jpg

REVISÃO GERAL DA METODOLOGIA E FUNDAMENTOS DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ NAS ESCOLAS

Ativo 4.png
Cronograma: Lista

APRESENTAÇÃO

 

O Programa Escola + Paz, objeto do contrato nº 03/2018, celebrado entre a AJURIS e a então denominada Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, teve como objetivo “implantar Práticas Restaurativas e Círculos de Construção de Paz, através do modelo de JUSTIÇA RESTAURATIVA - JR, como método de prevenção de conflitos e de evasão escolar nas escolas situadas nos territórios abrangidos pelo Programa POD.

Executado originalmente entre 2018 e 2019, o projeto teve como resultado a realização de 71 cursos, 311 encontros de supervisão, formando 1.269 facilitadores para atuarem em situação de menor complexidade, 159 facilitadores para atuarem em conflitos e situações complexas, e 35 instrutores. Envolveu a participação de 145 Escolas, 63 outras instituições das redes de proteção à criança e ao adolescente e apoio às escolas, e proporcionou a instalação inicial de 34 Núcleos de Justiça Restaurativa.

O Programa Escola+Paz junta-se ao Projeto Círculos em Movimento com o objetivo de resgatar e reanimar facilitadores já formados, e sensibilizar outros interessados em conhecer a proposta dos Círculos nas Escolas. Com o público-alvo 1269 facilitadores formados pelo projeto original, e/ou eventuais novos interessados.

NOÇÕES BÁSICAS

4 UNIDADES  |  8 AULAS  | 20 HORAS

09 de novembro à 02 de dezembro - Terças e Quintas - 12:30h às 13:30h

Noções básicas sobre os Círculos de Paz e sua utilização nas Escolas.

Pré-requisito: Nenhum

2 horas semanais em atividades telepresenciais

3 horas semanal em atividades complementares

UNIDADE 1

Esta Unidade apresenta o Manual Círculos em Movimento como Guia de recursos para auxiliar a prática dos círculos para a Comunidade Escolar, sendo que o Manual servirá como roteiro do nosso Curso.

Aula 1 - 09/11

Aula 2 - 11/11

UNIDADE 2

A Unidade versa sobre o conceito de pressuposto básico  que, segundo resumem as autoras, "são ideias básicas que nós acreditamos serem verdades a respeito da natureza humana e de nossos relacionamentos em relação ao mundo” e apresentará os sete pressupostos dos Círculos de Construção de Paz.

Aula 3 - 16/11

Aula 4 - 18/11

UNIDADE 3

A Unidade apresenta aspectos referentes à promoção dos relacionamentos saudáveis nas escolas e as influências das relações de poder, e os conceitos de justiça, pertencimento e alegria.

Aula 5 - 23/11

Aula 6 - 25/11

UNIDADE 4

A Unidade trabalha sobre o conceito, a origem e a estrutura do círculo de construção de paz, bem como sobre o papel do facilitador e a importância do equilíbrio na condução do processo.

Aula 7 - 30/11

Aula 8 - 02/12

bottom of page